BLOG

Depressão: O Cachorro Preto

 

“Esta animação norte-americana aborda os sintomas e fenômenos que cercam o quadro psicopatologico da Depressão.

De forma metafórica mostra os sintomas e sensações que pessoas que sofrem deste quadro acabam relatando.

Fala da importancia do tratamente orientado, por médicos e profissionais da saúde ( Psiquiatra, Psicologo, Psicanalista).

“A depressão grave revela-se um problema de saúde pública em todas as regiões do mundo e tem ligações com as condições sociais em alguns países”. Essa é conclusão do relatório sobre o transtorno feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 18 países, de alta e de baixa renda, incluindo o Brasil. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (26), em artigo publicado na revista BMC Medicine.

O estudo foi coordenado pelo sociólogo Ronald Kessler, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Segundo o relatório, aproximadamente 14,6% da população dos países com alta renda já teve depressão, com média de 5,5% no ano passado. Já entre o grupo de renda baixa e média, 11,1% das pessoas apresentou o distúrbio em algum momento da vida e 5,9% nos últimos 12 meses. A maior prevalência no ano anterior à pesquisa foi registrada no Brasil, com 10,4%, e a menor no Japão, com 2,2%. Além disso, os pesquisadores observaram que nos países mais ricos a idade média de início dos episódios de depressão é 25,7 anos, contra os 24 anos dos menos desenvolvidos. Ainda assim, nos países com alta renda os jovens são o grupo mais vulnerável. Já nos outros lugares os idosos mostraram maior probabilidade de ficar deprimidos. Nos dois grupos a separação de um parceiro foi o fator mais importante, a ocorrência foi duas vezes maior em mulheres e a incapacitação funcional mostrou-se associada a manifestações recentes de depressão.

Os dados referentes ao Brasil foram colhidos na região metropolitana de São Paulo, em 2009: 5037 pessoas participaram do estudo, que mapeou outros transtornos relacionados à depressão como ansiedade, pânico e fobias. Os resultados indicam que 44,8% dos paulistas já apresentaram algum transtorno mental, com frequência de 29,6% no ano anterior à entrevista. Segundo uma das autoras da pesquisa brasileira, Maria Carmem Viana, professora do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), as estatísticas podem ser úteis para a criação de políticas públicas de prevenção e tratamento específicas para cada população.

A metáfora da depressão como um cachorro preto pode ser encontrada neste artigo:
Journeys with the Black Dog: Inspirational Stories of Bringing Depression to Heel is a 2007 anthology edited by Tessa Wigney, Kerrie Eyers and Gordon Parker from the Black Dog Institute at the University of NSW”

 

  • Conteúdo Original: https://www.youtube.com/watch?v=QjqJSLd4VhE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *